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Sabado, 22 de Marco de 2025

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Executivo assina decreto que regulamenta uso do SEI no governo municipal

Ato realizado na manhã desta segunda (4), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, estabelece diretrizes para utilização do Sistema Eletrônico de Informações

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Por Tocirculando
Executivo assina decreto que regulamenta uso do SEI no governo municipal
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Na manhã desta segunda-feira (4), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, foi realizada a assinatura do Decreto nº 1.312/2024, que regulamenta o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Município de Toledo. A matéria legal será publicada na edição desta terça-feira (5) do Órgão Oficial.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente ao governo municipal, conforme o Acordo de Cooperação Técnica n° 539/2024. Esta atitude teve início em 2009 e tem se mostrado tão útil que todos as 645 prefeituras de São Paulo vão aderir à ferramenta. No Paraná, antes de Toledo, Londrina, Maringá e Pato Branco adotaram o sistema.

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Entre outros benefícios, a ferramenta permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos administrativos e documentos. Também faz com que unidades, mesmo que distantes, atuem de forma simultânea no mesmo documento, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades.

Além disso, o SEI oferece rapidez na tramitação de processos; facilita a pesquisa de documentos digitalizados; aumenta a transparência de informações; contribui para a preservação ambiental com a eliminação do uso de papel; e uma maior eficiência no cumprimento das obrigatoriedades, atendendo às legislações. “Vamos dar um salto no ponto de vista de gestão e de aprimoramento de processos. É incomensurável a rapidez de informações que isso irá trazer para o nosso município, além de ser prático e de fácil compreensão", avalia o prefeito Beto Lunitti. 

Caberá à Secretaria da Administração, por meio da Direção de Procedimento e Controles de Concepção e Gestão, a atuação como unidade gestora do SEI. A implementação do Sistema Eletrônico de Informações nos órgãos e entidades da administração pública será realizado de forma gradual, ficando a cargo da Secretaria da Administração definir o cronograma de implementação.

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