O Seu Portal de Baladas

Domingo, 16 de Junho de 2024

Noticias Toledo

Mais de 700 alunos prometem publicamente ficar longe das drogas e da violência

A formatura do Proerd aconteceu nesta terça-feira (14) e lotou o Teatro Municipal de Toledo

Tocirculando
Por Tocirculando
Mais de 700 alunos prometem publicamente ficar longe das drogas e da violência
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Na manhã desta terça-feira (14) aconteceu mais uma formatura de alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Toledo. Aproximadamente 730 alunos participaram desta fase do programa no Teatro Municipal. O Proerd está presente na rede de ensino pública e privada do Paraná desde o ano 2000 e já formou mais de 1,7 milhão de estudantes. Desde o ano 2002 já formou 30.408 estudantes no município de Toledo. 

A secretária da Educação de Toledo, Dirce Maria Steffens Kulzer, disse que o Proerd só acontece graças ao trabalho em conjunto entre escola, família e Polícia Militar. “Hoje (14) é um momento muito especial para os alunos reafirmarem o compromisso de tudo o que aprenderam nas dez lições anteriores. Fazendo isso, seguirão no caminho da formação de bons cidadãos”, completou. 

O formando Felipe Gabriel Broring foi encarregado de fazer o juramento, que foi repetido pelos demais proerdianos, firmando o compromisso solene perante a sociedade, de ficarem longe das drogas e das práticas de violências. 

Publicidade

Leia Também:

Segundo o representante do Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e Proerd, 2º Sargento Ednaldo Cometa Nunes, ao responder o questionamento de um aluno sobre porque a Polícia Militar faz esse trabalho com as crianças é “porque a Polícia Militar quer uma sociedade melhor. Quando falamos de ficar longe das drogas e da violência parece tão pouco, mas não é”, afirma. Ele também agradeceu aos familiares pela atividade conhecida como “conversa em família”.

O prefeito Beto Lunitti elogiou o trabalho e o esforço de todos os envolvidos nessa parceria e reforçou os elogios aos professores e educadores, principalmente pelo êxito em alcançar a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Atenção Básica (Ideb) este ano. 

Satisfação - Vários familiares acompanharam do balcão superior a formatura do Proerd e não escondem a satisfação e o orgulho da participação dos filhos. É o caso da mãe do João Luiz Campeiro de Souza (10), estudante da Escola Municipal São Francisco de Assis, Kátia Karina Campeiro de Carvalho (30). Ela também participou do Proerd quando mais jovem e hoje assiste a formatura do filho. Kátia conta que o filho mudou muito sua postura com os pais e com as irmãs e afirmou que está com uma postura excelente. “Eu vi ele falando para as irmãs que não pode usar drogas, não pode fazer coisa errada, a gente tem que aprender as coisas tudo certinho. Me emocionou muito, ele tá entrando na adolescência sabendo o que pode e o que não pode, além de dizer que vai ficar longe das drogas. As notas dele até melhoraram na escola. É um orgulho enorme pra gente”, enalteceu a mãe. 

A estudante do 5º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Isabela Heloisa Alves (10) comemorou esse momento. “Eu gostei bastante dessa formatura e a sensação de fazer o Proerd é muito gostosa, porque eu aprendi bastante coisas legais, como lidar com várias situações. Eu até ensinava pra minha mãe quando chegava em casa. Se fosse por mim, eu continuaria fazendo o Proerd para sempre”, afirmou a jovem. 

Isabela foi uma das proerdianas que escreveram as melhores redações com o tema Proerd. Ela e a Maria Carolina Leichtweis fizeram a leitura para os demais formandos da turma de 2024. Nos textos abordaram sobre os aprendizados, sobre a capacidade de resistir à pressão de outros colegas, a importância de tomar boas decisões, levar uma vida responsável e não usar drogas. 

Diversas autoridades civis e militares acompanharam as solenidades que contou também com a presença do mascote do programa, o leão Daren. Todos os alunos receberam certificado de participação do Proerd. 

Neste ciclo de formação realizado pelos policiais instrutores do Proerd, Marcante e Salete participaram alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Tomé de Souza, Escola Municipal Santo Antônio, Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, Escola Municipal Orlando Luiz Bazei, Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Colégio FUNET, Escola Municipal Borges de Medeiros, Escola Municipal André Zenere, Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler, Escola Municipal Ivo Welter, Escola Municipal São Francisco de Assis e Colégio INCOMAR. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!