Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Região

Professora faz atividade sobre Hitler em sala de aula do PR, e Secretaria de Educação investiga suspeita de apologia ao nazismo

Caso ocorreu em Arapongas. Secretaria afirmou que encara situação 'com extrema gravidade' e reforçou 'intolerância à apologia a quaisquer doutrinas, partidos,

Daniel Gomes dos Santos
Por Daniel Gomes dos Santos
Professora faz atividade sobre Hitler em sala de aula do PR, e Secretaria de Educação investiga suspeita de apologia ao nazismo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma atividade realizada por uma professora de história do Colégio Cívico Militar Marquês de Caravelas, de Arapongas, no norte do Paraná, está sendo investigada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) por suspeita de apologia ao nazismo.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram dois jovens vestidos com roupas pretas ao lado de um manequim com bigode, remetendo à imagem de Adolf Hitler. Também é possível ver uma bandeira vermelha com uma suástica, símbolo que estampa a bandeira nazista.

Em nota, a Seed informou que abriu um procedimento de "apuração urgente" do caso.

Leia Também:

A pasta também disse que o trabalho tinha como proposta "a reflexão sobre a Segunda Guerra Mundial e suas trágicas consequências". Veja a nota completa ao final desta reportagem.

A Polícia Civil (PC-PR) informou que não foi notificada sobre o caso.

Imagem foi postada e deletada
As fotos da atividade foram divulgadas pelo próprio colégio estadual, no Instagram. A publicação foi feita na última sexta-feira (6), mas deletada horas depois pela instituição.

Um print, divulgado por parlamentares paranaenses nas redes sociais, mostra que o perfil do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana curtiu a postagem.

Na publicação, a legenda explicava que a professora estava "desenvolvendo um projeto sobre a 2° Guerra Mundial com os alunos do 3° ano do Ensino Médio" e que eles "tiveram uma tarde cultural entrevistando uma senhora sobrevivente da guerra e todas suas vivências sofridas dessa época tão triste".

Ainda segundo o perfil, os alunos entrevistaram no trabalho a filha de um soldado nazista, que mora em Rolândia. A gravação foi exibida na escola para as turmas.

Na legenda do post, o colégio parabenizava a iniciativa da professora.

"Nossos parabéns por sua iniciativa e seu belo projeto que sem dúvida nenhuma será um marco na vida desses estudantes".

 

O que diz a Seed

"A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) está apurando as informações sobre o trabalho de história realizado por alunos do ensino médio do Colégio Estadual Marquês de Caravelas, de Arapongas, que propôs a reflexão sobre a Segunda Guerra Mundial e suas trágicas consequências.

 

Desde já, a Seed-PR reforça que a apologia a quaisquer doutrinas, partidos, ideologias e demais referências ao nazismo são veementemente intoleradas em qualquer escola da rede estadual, sendo a situação relatada em Arapongas, encarada com extrema gravidade.

A Secretaria instaurou procedimento de averiguação urgente e voltará a se manifestar assim que o levantamento for concluído."

 

FONTE/CRÉDITOS: G1

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp ToCirculando.com
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR