O Município de Toledo aderiu à campanha da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa que visa ao combate do assédio e da importunação sexual contra as mulheres no Carnaval. Em nível local, a ação, que tem o tema “Assédio não é folia” e o lema “Se toca! Não é Não!”, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), que convidou o Núcleo Maria da Penha (Numape), a Delegacia da Mulher da Polícia Civil do Paraná, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres (CMDM) e a Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal) para serem parceiros.
Desde o início da semana, servidores da pasta estão afixando cartazes com a mensagem da campanha em locais com grande movimentação de pessoas, sobretudo em banheiros. “Embora seja um assunto que mereça tratamento especial o ano todo, é no Carnaval que se revela mais importante alertar a população quanto a práticas abusivas e machistas nas festas e disseminar os números telefônicos para a realização de denúncias”, destaca a titular da SMDH, Rosiany Favareto.
Em clima da festa mais popular do nosso país, a SMDH fará uma intervenção nesta sexta-feira (9), das 18h30 às 19h30, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. “É fundamental que as pessoas que venham a sofrer ou presenciar um caso de assédio ou importunação sexual saibam o que fazer. O importante é denunciar a situação à Polícia Militar, pelo 190, ou à Guarda Municipal, pelo 153. O governo estadual disponibiliza o Disque Denúncia 180 e o governo federal disponibiliza mais dois canais: a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180 e o WhatsApp (61) 9610-0180”, detalha a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH, Daliana Uemura.
Comentários: